Estilo de vida Low Carb: Por onde começar? - Amigas Low Carb

Estilo de vida Low Carb: Por onde começar?

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Na hora de modificar nossa alimentação, sempre surgem algumas  dúvidas. E mesmo para quem deseja adotar um estilo de vida mais saudável, mas sem muitas mudanças radicais, algumas das dúvidas mais comuns são “por onde começar?” “Vou mudando aos poucos, ou mudo tudo de uma vez?”

Então vamos explicar as duas melhores formas de iniciar sua reeducação alimentar e trazer dicas para você se manter firme na dieta Low Carb.

 

  • Primeira opção: Migrando aos poucos

 

Essa opção é indicada para quem quer manter o seu peso, ou ainda para quem deseja perder peso mas não com muita urgência, sem pressa.

Nesta opção você vai migrando aos poucos para alcançar seus objetivos. Como assim? Você passa a preparar seu pãozinho da manhã (antes feito de farinha de trigo) por pão feito com farinhas de mais baixo carboidrato, como a farinha de amêndoas, coco ou castanha de caju. Para beber, troque o leite por iogurte integral.

Além disso, na hora que sentir vontade de comer uma frutinha, você deverá optar por trocar a banana e a uva por exemplo, por melão,  kiwi, ou mamão formosa. Procure consumir frutas menos doces (morango, ameixa fresca, melão) em pequenas quantidades, e poucas castanhas também!

Para as refeições principais, como almoço e jantar, você deve procurar consumir grãos que possuem uma absorção de carboidratos mais lenta, como por exemplo o feijão, a lentilha, o grão de bico e a quinoa. Não precisa se preocupar muito com a gordura, mas também não exagere. Um fio grosso de azeite em seus pratos é o suficiente.

Pode comer um ovinho cozido vez ou outra, mas lembre-se de não exagerar nos carboidratos na hora do jantar, evitando grãos e focando nos vegetais.

 

  • Segunda opção: Faça de uma vez!

 

Essa opção é indicada para quem não tem mais tempo a perder. Se você não vê a hora de começar a emagrecer logo, precisa perder peso e melhorar sua saúde com urgência, essa opção foi feita pra você.

Acontece assim, você vai dormir hoje, e quando acordar amanhã já vai trocar seus cereais do café da manhã por ovos, seu café com leite por café com um pouquinho de creme de leite (ou nata).

Para as frutas, você irá trocar a banana por abacate ou coco e seguir para o almoço.

No almoço, troque os grãos por folhas e legumes. O filé magro por uma carne com um bom teor de gordura, caso goste, e claro, não se esqueça do seu melhor amigo azeite!

Ao longo do dia, coma apenas se sentir fome. Não coma se não sentir. Simples assim. E quando sentir fome opte por castanhas, queijos (quanto mais amarelo melhor), coco seco, azeitonas, ovinhos de codorna ou um até um wrap de couve. No jantar siga as mesmas regras do almoço.

Agora é só escolher a que funciona melhor pra você e seguir as dicas logo abaixo, fundamentais ao iniciar sua dieta Low Carb!

 

Dica nº 1: Decida!

 

O primeiro passo, e talvez o mais difícil, é sem dúvida tomar a decisão de emagrecer!

Se você tentou vestir, por exemplo, uma calça jeans que não passou pelas suas pernas e esse fato te deixou desanimada, já tem aí um motivo para começar… Mentalize o quanto será bom, daqui algum tempo, colocar novamente aquela peça e verificar o quanto ela fica boa em você! Imagine também quantas outras roupas do seu closet ficarão bem melhor no seu corpo se você perder uns quilinhos!

Mas, se isso ainda não for o suficiente, pesquise um pouco em revistas ou até mesmo na internet sobre os benefícios de fazer a dieta Low Carb. Você perceberá que eles vão muito além da estética e saberá que, com ela você poderá ter muito mais saúde e qualidade de vida também.

 

Dica nº 2: Dê adeus ao açúcar refinado.

 

Uma bomba calórica, fonte de quilos indesejados e até de alguns problemas de saúde, o açúcar refinado é um ingrediente que deve dispensar rapidamente, se quer começar a perder peso agora. Camuflado dentro de refrigerantes, bolos, chocolates, alimentos processados e outras guloseimas, faça uma limpeza em sua geladeira e despensa e surpreenda-se com as diferenças em seu corpo a curto prazo que o abandono do açúcar branco irá te proporcionar.

 

Dica nº 3: Duplique o consumo de legumes e vegetais.

 

Fonte de nutrição e bem-estar, deveríamos comer muitos mais legumes e vegetais do que comemos atualmente. Este tipo de alimento é uma máquina de queimar gordura, você sabia? A digestão de legumes e vegetais requer muita energia, o que vai desfazer caloria atrás de caloria. Duplique o consumo de legumes e vegetais… a sua cintura agradece.

 

Dica nº 4: Esqueça o pão branco.

 

Nós ingerimos diariamente pão branco – ao pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar – sem pensarmos na quantidade de calorias que estamos a consumir e nos efeitos que esse inofensivo pãozinho terá na nossa cintura. Sendo um dos alimentos que mais engorda, o pão branco está recheado de sal, açúcar e conservantes, ou seja, verdadeiros inimigos de qualquer plano de emagrecimento. Na verdade, citamos o pão branco como vilão, mas saiba que na Low Carb você deverá cortar tudo o que tiver farinha branca.

 

Dica nº 5: Seja paciente e não desista!

 

Mesmo que comece já hoje a implementar cada uma destas dicas, ninguém emagrece de um dia para o outro. É preciso ter paciência e dedicar-se diariamente a uma mudança de hábitos alimentares e manter o foco no seu objetivo de emagrecer é fundamental.

Porém, isso nem sempre é fácil, e é aí que entra a importância de estipular metas de curto e longo prazo para não perder o foco. Assim, de pouco em pouco, vamos chegando ao nosso objetivo final.

Além disso, conte com o apoio de pessoas queridas nessa caminhada. Uma boa dica, inclusive, é convidar alguma amiga ou parente para iniciar a dieta Low Carb com você. Tendo uma companhia, qualquer atividade fica mais divertida e, assim, dificilmente você desistirá do que está fazendo.

Seguindo todas essas orientações, você certamente alcançará seu objetivo de emagrecer de maneira correta e eficaz. Se desistir, nunca verá concretizado aquilo de que certamente você é capaz. E, além de se sentir melhor esteticamente, você conquistará mais saúde e qualidade de vida. Não tenha dúvidas de que vale a pena!

 

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