Frutas na dieta Low Carb - Amigas Low Carb

Uma das maiores dúvidas de quem está iniciando agora a dieta Low Carb é “Que frutas posso comer na dieta Low Carb?”. Apesar de ser uma dúvida bastante comum, existem alguns pontos importantes que precisam ser destacados, para que assim você possa compreender que as frutas escolhidas vão depender de qual momento da dieta você está. Quais são as mais indicadas? Quais devemos evitar? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas ao longo do post, então continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

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E para frutas brasileiras então? A dúvida se torna ainda maior, uma vez que a maioria delas estão disponíveis ao longo de todo o ano. É possivel encontrar em muitos lugares dicas que dizem que comer blueberry por exemplo é uma boa opção, mas sabemos que difícil mesmo é achar esse tipo de fruta a um preço popular. Então vamos as dicas! Quais são as mais indicadas? Quais devemos evitar? Essas são algumas das perguntas que serão respondidas ao longo do post, então continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

Muitas pessoas ficam se perguntando “pode banana”, “pode morango” e por aí vai. E vou logo adiantando que a resposta é a mesma, sempre: depende!!! Tudo irá depender do momento em que você está na dieta, e a partir desse momento você pode calcular sua cota diária de carboidratos para consumir.

Por exemplo, se você tiver 30 quilos para perder, terá de consumir algo em torno de 20 a 25 gramas de carboidratos líquidos diários para perder peso. Logo não faz sentido você consumir toda a sua cota diária em uma fatia de melancia.

Quais são as frutas que possuem mais carboidratos?

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É muito mais vantajoso você investir sua cota de carboidratos em uma farta quantidade de salada verde, pepino, brócolis, couve-flor, repolho, abobrinha. Assim você já garante um consumo adequado de fibras e recebe uma variedade muito maior de nutrientes e fica saciado por mais tempo, né?

Agora, se você não precisar perder peso, como alguém que está mantendo o peso perdido ou já está próximo da sua meta, você irá ter direito a mais “créditos” de carboidratos por dia, então cabem mais frutas na sua dieta do que alguém com muito peso a perder.

Tudo depende do momento

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Hoje em dia muitas coisas mudaram, principalmente a nossa alimentação. Na Low Carb buscamos resgatar os hábitos de nossos ancestrais para montar uma dieta baseada em comida de verdade. Por isso, temos de saber que as frutas do paleolítico não são as mesmas de hoje. A humanidade, por milhares de anos, selecionou através de técnicas, as frutas com maior quantidade de açúcar e, portanto, mais saborosas. Basta comparar frutas silvestres com as variedades cultivadas, e você verá imediatamente que as frutas silvestres são muito menos doces, menores e mais ácidas. E, não por acaso, muito mais ricas em nutrientes.

É claro que nem nós, e nem mesmo os maiores estudiosos do período não conseguem dizer com 100% de certeza como era a alimentação dos nossos ancestrais.

Mas é importante termos consciência de que no período paleolítico as frutas não estavam disponíveis em grande quantidade, e nem no ano inteiro como vemos hoje. Às vezes nos esquecemos, mas não havia pomares nem mercados nesse período. As pessoas consumiam algumas frutas silvestres dependendo do período em que nasciam, e não potes cheios com salada de frutas (modernas, doces e variadas). Além disso, o faziam apenas quando encontravam uma árvore frutífera. Somente na época em que haviam essas frutas. Sim, pois temos de lembrar que não havia geladeiras no paleolítico, de modo que as pessoas consumiam frutas frescas de forma sazonal.

Quais são as frutas que possuem menos carboidratos?

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Até mesmo as frutas mais Low Carb não devem ser consumidas na fase chamada de indução, ou seja, nas primeiras duas semanas.

As frutas não são todas iguais. Há frutas com grande quantidade de açúcar e pouca fibra, e há frutas muito nutritivas e com baixo índice glicêmico. Além disso as pessoas também não são todas iguais. Há pessoas diabéticas, que precisam evitar o açúcar. Há pessoas que precisam perder muito peso ou que tem dificuldade para perder peso, para as quais alimentos que elevam a insulina (é o caso de algumas frutas muito doces) serão contraproducentes. Há outros pacientes que desejam fazer uma dieta paleolítica apenas para melhorar a sua saúde e bem estar, mas que não precisam perder muito peso e para as quais não há necessidade de restringir nenhuma fruta.

 

Existe uma ocasião mais apropriada para o consumo de frutas?

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Já aconteceu com você de comer as frutas sozinhas quando bate a fome, e você perceber que a barriga começa a roncar como se a fome não tivesse sido saciada? Após isso surge uma vontade enorme de comer mais e mais. Para que isso não ocorra, é mais indicado consumir frutas no café da manhã ou então próximo de alguma refeição pequena.

Aproveite para comer de sobremesa quando for a um restaurante, aquelas frutas cortadinhas de buffet por quilo. Você vai perceber que quando você reserva o açúcar para um consumo eventual, parece que você passa a dar mais valor ao docinho das frutas.

Mas uma coisa dá para afirmar com certeza: no paleolítico não havia supermercados com frutas o ano todo e também não tinha a opção de combinar as sementes mais doces para deixar tudo ao gosto do freguês, tampouco agrotóxicos para deixar tudo imune a pragas naturais. Então o que pudermos fazer para nossa saúde, vamos fazer. Além de garantir uma alimentação saudável, perdemos aqueles quilinhos extras que são tão indesejáveis. Low Carb é tudo de bom!

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